Grupo de pesquisa do DBB tem trabalho premiado no I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial

Entre os dias 25 e 28 de agosto de 2024 aconteceu o I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL que uniu, oficialmente, os três eventos mais importantes na área de biotecnologia industrial do Brasil: XXIV SINAFERM, o XV SHEB e o XV ENZITEC.

As áreas temáticas do I COBBIND contemplaram as perspectivas e discussões de alto nível nas áreas de Microbiologia industrial: prospecção e biologia molecular aplicada; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Bioprodutos; Enzimologia Industrial; Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade; Biotecnologia Ambiental.

O grupo de pesquisa coordenado pelas professoras Valéria Monteze Guimarães e Gabriela Piccolo Maitan-Alfenas, representado por 7 participantes, enviou 12 trabalhos para o evento, dos quais 4 foram selecionados para apresentação oral.

O evento, cujo comitê científico de avaliação dos trabalhos foi composto por pesquisadores brasileiros e internacionais, reuniu palestrantes nacionais e estrangeiros e, ao final do congresso, o prêmio Destaque Apresentação Oral, na área técnica Enzimologia Industrial, foi concedido ao trabalho CAZYME REPERTOIRE AND SUGAR METABOLIC PATHWAY OF Kretzschmaria zonata, de autoria de Mariana R. A. Carmo, Túlio Morgan, Lucas F. Almeida, Rafael F. Alfenas e Gabriela P. Maitan-Alfenas. O trabalho foi apresentado pelo discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Lucas Filipe Almeida. Este trabalho foi desenvolvido pela egressa de doutorado do mesmo Programa de Pós-Graduação, Maria Regina Almas do Carmo, no Laboratório de Análises Bioquímicas, no Bioagro, em que o genoma do fungo K. zonata foi sequenciado, em parceira com o Joint Genome Institute (JGI, EUA) e o perfil enzimático do fungo foi desvendado para construção de um modelo metabólico de utilização de açúcares, em parceria com o Westerdijk institute (Holanda).

Este prêmio representa, sem dúvida, a comprovação da pesquisa de qualidade desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, que foi mencionada no I COBBIND, pela presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, como uma das 15 instituições brasileiras que mais se destacam em produtividade científica, quando inserida no panorama da pós-graduação no Brasil.

Fotos da premiação:

particiantes do congresso